Início

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Fatos e Versões


Festa do 12: tradição das repúblicas ouropretanasPor Lucas Saraiva


          No dia 12 de outubro, a Escola de Minas completou 135 anos, motivo pelo qual se comemora, todos os anos, a tradicional Festa do 12, organizada pelas repúblicas federais de Ouro preto. Para quem não sabe, a Escola de Minas foi fundada em 1876 pelo cientista francês Claude Henri Gorceix, a pedido do então imperador Dom Pedro 2°, no intuito de ser a pioneira na formação de geólogos no Brasil.

          A Festa do 12 é conhecida pelas pessoas como um "carnaval fora de época", em que a cidade de Ouro Preto recebe turistas e ex-alunos da UFOP, que retornam para encontrar antigos colegas, adquiridos na época em que estudaram na universidade. A "bagunça" começa durante o dia e não tem hora para acabar, lotando os tradicionais bares de Ouro Preto e suas repúblicas. As pessoas em busca de diversão podem aparecer também em Mariana, cidade situada a 12 km de Ouro Preto, e curtir, às quintas- feiras e aos sábados, as atrações artísticas do Sagarana Café Teatro, com programações musicais que vão do samba, samba rock, soul, reggae, até o bom e velho rock n' roll.

         Depois de uma madrugada "junkie", os estudantes e turistas podem estender a programação cultural e conhecer o órgão Arp Schnitegr, na Catedral da Sé, um instrumento construído no séc.18, que veio para Mariana em 1753, como presente do rei D. João V ao primeiro bispo de Minas. Os concertos do órgão Arp Schnitger acontecem às sextas-feiras, às 11:30h, e aos domingos, às 12:15. Vale à pena visitar a Catedral da Sé e conhecer o órgão Arp Schnitger, que tem uma musicalidade linda e nos remete ao passado barroco da primaz cidade de Minas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu pitaco!