A valorização da música em Mariana
Por Geórgenes da Silva Júlio
Todos nós sabemos que Minas Gerais possui um grande acervo musical, mas poucos sabem que a cidade de Mariana foi umas das que mais contribuíram para este acontecimento. As Vilas de Minas, como Mariana e Ouro Preto, foram uma das primeiras cidades do Brasil a fundarem corporações musicais, em meados do séc. XVIII. Nosso estado atualmente abriga 830 corporações musicais, distribuídas em seu território, sendo que 597 delas estão cadastradas na Secretaria de Cultura de Minas Gerais.
A cidade de Mariana contribui com um alto número de corporações musicais para o Estado. Com um total de 10 cadastradas, todas elas ainda sobrevivem de doações das respectivas comunidades e de iniciativa cultural do Município e do Estado. Frequentemente, podemos ver uma corporação musical tocando em uma das praças de Mariana nos finais de semana e participando de encontro de bandas na região. No entanto, o que mais nos enche de orgulho são as apresentações realizadas na Semana Santa. Os turistas se hospedam na cidade para apreciar e maravilhar-se com a marcha das corporações musicais, tocando suas valiosas musicas, conduzindo as procissões até as igrejas históricas da cidade.
Além dessas corporações, Mariana possui corais, orquestras e bandas de grande relevo em Minas Gerais. Encontros de músicos e corais são frequentes em Mariana. A cidade possuiu o maior Museu da Música de Minas e um Conservatório de Música chamado Mestre Vicente Ângelo das Mercês, que a cada semestre formam músicos e pesquisadores.