quinta-feira, 26 de abril de 2012

Fatos e Versões

Universidade Federal de Ouro Preto 



COLÓQUIO INTERNACIONAL EM HOMENAGEM A JEAN PEYTARD: UM PERCURSOR NO CAMPO DA LINGUÍSTICA DISCURSIVA 



Comissão organizadora, professor e Diretor
do ICHS - Willian Menezes- e a professora Simone Mendes.
          Neste começo de período, a UFOP organizou em parceria com a UFMG, com o CEFET-MG e com a Universidade de Franche-comté (UFC-França), um evento que teve abalo sísmico de 7 graus na escala Richter. O ‘Colóquio Internacional em Homenagem a Jean Peytard: um precursor no campo da linguística discursiva”.



Convidados do Colóquio em homenagem a Jean Peytard.

          O evento ocorreu com sucesso, recebendo avaliações positivas dos participantes, tanto dos convidados, quanto dos ouvintes. Contamos com a presença de professores de universidades brasileiras: UFMG, UNICAMP, UFV, PUC-MINAS, UFU E UFRJ; e de universidades estrangeiras:UFC-França, PARIS III, PARIS, XIII e UAG (Universidade das Antilhas e Guiana). Segundo o aluno do primeiro período de letras e um dos monitores do evento, Nathan Andrade, ‘Para que tal acontecimento pudesse ser realizado, muitos professores e alunos, por meio do trabalho realizado pela comissão executiva, envolveram-se incansavelmente, para que tudo saísse da melhor forma possível no evento. No fim, o esforço parece ter valido a pena.”.

Da esquerda para a direita: Francieli Silvéria, Sophie Moirand,
 Carlos Brito e Ariane Albergaria.
     Segundo Francieli Silvéria, aluna do primeiro período de letras: “Jean Peytard foi um grande pesquisador, tendo contribuído muito para os estudos em Análise do Discurso e o colóquio foi uma forma de relembrarmos seus trabalhos publicados, suas formulações teóricas, além de conhecermos novos trabalhos na área”. Desta forma, nossa participação foi fundamental para conhecermos o que é, na verdade, um estudo científico, sem contar que tivemos o privilégio de conhecer grandes personalidades de nossa área como, Sophie Moirand, Patrick Charaudeau e Eni Orlandi.
         O evento teve a duração de três dias, entre, palestras, mesas redondas, seminários temáticos e grandes conferências, tudo em altíssima qualidade e com bastante participação de alunos e professores do ICHS. Os convidados franceses se encantaram com o acolhimento mineiro, o pão de queijo e os bolinhos de chuva, servidos na hora do cafezinho.
         Já está confirmado um novo Colóquio em homenagem a Jean Peytard, que ocorrerá nos dias 7 e 9 de junho, na Universidade de Franche-Comté, na cidade de Besançon (França). Para maiores informações sobre o colóquio em Besançon, acesse o site HTTP://jean-peytard.univ-fcomte.fr/. Nossos parabéns aos mestres e a todos que contribuíram direta e indiretamente para a promoção e organização do evento. 


A Equipe.

Perfil


“Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome.”
Clarice Lispector – Perto do coração selvagem (1944)

[1399096361] Pedro Henrique Magalhães Mendonça
Made in Itabirito/ MG

?

          Deus sempre me amparou nos momentos difíceis, me guiando e me erguendo ao longo do caminho. Corpo? Não. Sua presença se faz necessária através da alma. Cego de olhos abertos, não consigo: hesito! Enxergo na escuridão que estás mais perto do que nunca. 
           Muitos aplausos. Pouca verdade! (Robot Dad) 
       Como arrancar um sorriso de orgulho de quem não está programado para tal reação? Infelizmente, este robô não tem sentimentos. Sabe andar, falar, comer, machucar... mas nunca saberá amar! Castigo? Não. Me orgulho de tudo que ele fez por mim. Um dia se alimentará disso. 
          Perdão.
          Heroína de todos os dias: te contemplarei eternamente. Estás pulsando em mim. És minha religião, minha força, meu exemplo, minha vida. INEXORÁVEL. 
     Amo amar. Devorador confesso de livros, eu adoro alimentar meu vício. Nunca havia pensado em cursar Letras, pois não me vejo como um professor. Aprecio as artes da vida, mas detesto quem as diz fazer. Sou um bom amigo para meus amigos e para os prolixos relapsos sou o Demônio. Dedico meu tempo e minha atenção a quem o merece. DETESTO o pôr do sol e a hipocrisia humana. Adoro ouvir músicas e defendo meus ídolos com garras afiadas onde quer que eu esteja. Odeio borboletas e Lady Gaga. Vivo minha vida e não dou palpites na dos outros (MENTIRA). Amo minha mãe, meus irmãos, meus cachorros e uma pequena parte da minha família. 
         Deus, F.A.M.Í.L.I.A, vida, amigos, livros, filmes, Britney, chocolates, Fast foods, e EU: Basta!

                    _____________________________________________________




         Meu nome é Rodrigo, tenho 17 anos, nasci em Mariana, mas sempre morei em Ouro Preto. O interesse pelas diferentes formas de como as pessoas falam e a vontade de ser professor me levaram a cursar Letras. Sempre gostei de literatura e durante meus anos na Educação Básica, gostava mais das matérias relacionadas às ciências humanas.
           Pretendo fazer licenciatura em Português e em Inglês e, futuramente, conseguir um bom emprego para ganhar dinheiro suficiente para ficar “de boa”. 
A cultura brasileira em geral sempre me atraiu bastante. A música (menos sertanejo, axé e pagode), o cinema, as manifestações culturais como, por exemplo, a capoeira, da qual eu sou praticante e, também, claro, a literatura.


                 _____________________________________________________



Num universo de diversidades, a coisa mais apaixonante que existe é descobrir que cada um de nós traz de dentro de si a incomensurável beleza de ser único.
Por buscar o autoconhecimento através da interação com outras pessoas é que decidi escrever este perfil.
Tenho 29 anos e, embora pareça um pouco tarde, estou começando o curso de letras esse ano. Acho que não tive muita paciência para seguir uma ordem “lógica” para as etapas da minha vida. Saí do Brasil, morei durante três anos nos EUA, onde pude conhecer sobre outras culturas. Carrego dentro de mim esse impulso de “ir”, de enfrentar o que for para realizar meus sonhos. Curti muito!
Dou aulas de inglês num curso de idiomas em Ouro Preto e escolhi o curso de Letras porque sou fascinado com métodos de ensino de língua estrangeira.
Do ponto de vista cultural, gosto de filmes, música, teatro, bares e baladas. Não gosto de televisão e tenho vivido muito bem sem ela.
É difícil tentar me descrever em tão poucas linhas. Por isso, te convido a trocarmos algumas idéias, energias, risos... Mutuamente podemos contribuir para nosso crescimento.

         ____________________________________________________




Aline Moraes 

         Olá, meu nome é Aline, tenho 22 anos e estou no quinto periódo de Letras. 
          Optei em fazer o curso de Letras primeiramente porque sou apaixonada por línguas estrangeiras, em especial o inglês. Gosto muito de ler, diria que minha leitura é bem eclética. Ao me formar, pretendo também fazer um curso de Direito. São caminhos tão parecidos mas ao mesmo tempo tão diferentes...
         Bom, essa sou eu, quem quiser saber mais sobre mim, é só me procurar.

Obrigada!
                                  ___________________________________________________

Perfil


            Olá! Meu nome é Daniela, tenho 18 anos e sou de São Paulo capital. Dois anos atrás me mudei para Mariana com minha mãe e a fase de adaptação foi incrivelmente positiva. Conheci pessoas maravilhosas, lugares lindos motivos dos quais me fizeram gostar cada vez mais daqui e não querer voltar para uma cidade grande tão cedo. 

             Meu hobbie sem dúvida é rir, seja assistindo a um filme, em uma conversa com familiares e amigos. Quando sou nova em algum lugar fico tímida, acanhada mais quando as pessoas realmente me conhecem se chocam com meu jeito tão maluco de ser! Tenho mania de virar a noite lendo livros, cantar debaixo do chuveiro, chorar vendo filmes românticos, mas principalmente tenho mania de viver intensamente.
          O curso de letras sempre foi minha primeira opção, sendo uma grande surpresa para mim e minha família quando passei no vestibular. Tenho interesse pela Licenciatura em Língua Inglesa, mas estou descobrindo que Literatura pode ser muito interessante também. Oh! Dúvida cruel!


                        _______________________________________________


           "É curioso como não como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo... 

            Sou como você me vê.      

      Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania, depende de quando e como você me vê passar. 

Não me deem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre. Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração. Não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente. Não sei amar pela metade. Não sei viver de mentira. Não sei voar de pés no chão. Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma para sempre." 


             Meu nome é Leilane e tenho 19 anos. Sou natural de Ouro Preto, Minas Gerais. Estou no primeiro período de Letras da UFOP e espero aproveitar ao máximo esse curso. Gostaria de fazer bacharelado.

                       _______________________________________________



               Meu nome é Mariane e tenho 19 anos. Estudar Letras nunca foi o meu sonho, aliás, nunca tive sonho de fazer nenhum curso específico, já pensei na área de exatas, humanas, biológicas e sociais. Antes de estudar Letras, comecei o curso de Direito, estava no inicio do terceiro período, só que notei que precisava escrever bem, ter uma boa oratória, e por isso optei pelo curso de letras. Quem sabe daqui há a quatro anos curso Direito? 



            Gosto de ouvir música, de preferência brasileira, como Ana Carolina, Zeca Baleiro, Capital Inicial, O Rappa etc. Ás vezes, vejo novelas e adoro assistir ao programa Os Caras de Pau, aos domingos.
            Não tenho certeza de nada sobre mim, ainda estou em processo de descoberta. Cada dia, descubro uma pessoa diferente que vive dentro de mim, hora calma, até demais, e hora muito estressada a ponto de explodir!

                         _______________________________________________


         Tenho sorriso fácil, uma busca alucinada por respostas que não encontro, um coração enorme e cheio de sonhos, começo mil coisas e não termino, porque faço “tudo-ao-mesmo-tempo-agora”, penso demais na vida, supervalorizo coisas que não deveria, sou mineira por opção, creio em Deus e não seria nada sem Ele, sou louca de amor pelo meu namorado e imagino como seria se tivéssemos nos conhecido antes. 
       Sempre me complico para cumprir prazos, brigo com objetos quando esbarro neles, leio bastante! Não tenho dúvidas de que minha família é o meu bem-maior, defendo que DORITOS é uma futilidade necessária, tenho uma sensibilidade tamanha e um gênio de enlouquecer, ganhei uma sogra-mãe, sinto falta da minha cidade-natal, tenho os primos e tios mais lindos do mundo, acredito que tudo sempre melhora e sou fã do poder de renovação.

        Faço Letras, me orgulho disso e apesar de todos os percalços quero ser professora universitária!
           Enfim, this is me!

                             _______________________________________________


O meu baú de segredos

Sou a arte composta por letras
Sou a palavra que narra um fato
Sou conjunto de significações puras
Vivo eu cá palavreando e letrando.   

Eu faço parte da música,
A qual envolve meu corpo.
Eu sou movida pela energia divina...
Eu busco tocar o céu como uma palavra alada.

Os sonhos movimentam minha mente
A carreira como professora foi a que Deus concedeu-me
Graças! Pois seja louvada a educação no Brasil.

Me faço presente através do que falo
Sou um pouco do que o meu Senhor desenhou...
Vivo eu cá, pois sou um pedaço de conhecimento aprendiz.


Monyze Cunha



                        _______________________________________________

Natural de Padre Viegas (Sumidouro), distrito de Mariana, me chamo Magaly do Carmo Gonçalves. A maioria das pessoas me chama de Magá, e gosto de ser chamada assim.


Tenho 32 anos e trabalho com educação infantil em uma Creche da periferia de Mariana. As crianças com as quais trabalho tem 02 anos de idade. Me divirto muito com cada palavras que eles falam, com cada música que aprendem, com cada gesto e percebo a minha responsabilidade na formação de cidadãos de bem.
Desde criança me interesso por língua estrangeira, em especial pelo inglês, motivo pelo qual optei pelo curso de Letras.
Nasci e cresci em uma família de músicos, o que me faz ter gosto por músicas de gêneros variados. Sou tímida, observadora, responsável e às vezes palhaça. Sou ansiosa e muitas vezes egoísta. Para sermos amigos não é preciso muito não, mas bom humor é fundamental!

           _______________________________________________

Perfil


          Olá, meu nome é Ariane, tenho 18 anos, sou natural de Ponte Nova e estou cursando Letras. O meu objetivo aqui é me descrever demonstrando um pouco da minha personalidade e os motivos que me levaram a ingressar neste curso. 
             Meu maior hobby, sem dúvidas, é escutar e tocar música. Para mim, música de qualidade é aquela que nos transmite algo interessante, que nos faz refletir sobre vários aspectos da vida. Sou apaixonada por rock e curto desde Iron Maiden até Engenheiros do Hawaii. No rock é, como dizia Cazuza, “(...) todo mundo pula, todo mundo grita. O rock não é uma lagoa é um rio correndo para o mar. É movimento”. Além da música, gosto muito de esportes, de sair com os amigos de ler e escrever.
            Sou uma pessoa calma, divertida e alegre, mas, como todas as pessoas, tenho meus momentos de raiva, de tristeza, momentos que são meus e de mais ninguém. 
             Sempre gostei de ler e de escrever poesias. Creio que seja este um dos motivos que me levaram a optar pelo curso de Letras. Muito bem, esta foi uma breve apresentação de quem sou e do que gosto.


Obs.: Estou sempre disposta a fazer novos amigos!

                ________________________________________________________




Meu nome é Eliene
18 é aminha idade
Sou alta e morena
Lindo ser da humanidade.

Moro em um lindo distrito
Que retrata o meu passado
Esse lugar é conhecido
Como Cachoeira do Brumado.

Gosto de tudo um pouco
Livros, casa e pagode
Legumes não gosto tanto
E não durmo sem leite com Toddy.

Hoje moro com minha mãe
Meu pai Deus já levou
Meu irmão trabalha fora
Minha irmã á se casou.

Gosto muito do amor
Por isso tenho namorado
O amo loucamente
Será sempre o meu amado.                      

Mesmo tendo namorado
Nada me impede as amizades
Sou amiga e companheira
E prezo a fidelidade.

Acho que sei pouco de mim
Pois o piro eu não contei
Como diz o grande Sócrates
“Só sei que nada sei”.

E o problema é que não sei
Se algum dia saberei
O que eu sei que eu não sei.
Se quiser me conhecer

É só me procurar
Assim você pode dizer

O que eu não pude falar  
                         
                    ________________________________________________________


...Henrique Brito...

Surgi há 18 anos...

Quando escrevo viajo dentro de mim...

Minhas palavras não dizem quem eu sou. Meus olhos são poesia para a natureza que os fazem caminhar... Minha existência é a obra mais rara que existe no universo das letras, quem sou eu? Diria que um mistério... Nada temo, nada não posso, nada regulo, sou irregular... Sou um caso a parte. Existo sobre teses, investigações e pensares diferentes, logo descubro que nem eu sei quem sou...


           ________________________________________________________


      Meu nome é Flávia, tenho 17 anos, moro em Mariana e estou cursando o primeiro período do curso de Letras da UFOP. A princípio eu não gostei muito do curso pois a parte de inglês não me agrada muito. Mas com duas semanas de aulas já estava achando tudo bom, principalmente a parte dos clássicos, pois adoro ler e achei bem interessante todas as peças literárias apresentadas até agora.
      Desde 2009 estava decidida a fazer ciências biológicas mas acabei optando por letras e não estou me arrependendo, até porque no futuro pretendo fazer este curso que tanto me agrada.
       Eu sou uma pessoa bem caseira pois na minha cidade não existem muitos locais bons para freqüentar nos fins de semana. Eu amo futebol, não posso ver um jogo que logo fico hipnotizada assistindo. Sou cruzeirense fanática e adoro mexer com nossos rivais, os atleticanos. Meu feriado preferido é o carnaval, fico totalmente fora do mundo durante seis dias, me divirto muito apesar de não beber! Adoro ficar deitada ouvindo música, e se deixar fico o dia todo na internet, meu hobby preferido.
      Bom, acho que não segui muito bem o ditado: ”Quem descreve se limita’’, mas enfim, esse perfil fala muito sobre mim e as coisas que eu mais gosto de fazer. Espero que gostem! Abraços!

                 ________________________________________________________


       Olá!! Meu nome é Karine, tenho 18 anos e moro com meus pais em Cachoeira do Brumado, distrito de Mariana. Sempre gostei de estudar e das diversas áreas: exatas e humanas. E, por isso, fiquei confusa na escolha do curso, mas acredito que as paixões pela escrita e leitura tenham me influenciado nessa feliz escolha. A cada dia que passa fico mais apaixonada pelo curso, ele nos dá visões incríveis de mundo, são descobertas fantásticas acerca da língua e da literatura. Acho que o curso de Letras deveria ser feito como base para qualquer outro curso. 
        Tratando da minha personalidade e dos meus gostos:
       Sou meio possessiva, ciumenta e bem sentimental, me apego muito fácil ás pessoas. Tenho uma paixão enorme pela música, viajo naquelas letras que deixam as mensagens subentendidas, sou bem eclética, mas gosto mesmo do que é bom. Não sou lá uma grande atleta, mas adoro jogar vôlei e sempre ando de bicicleta, preciso manter a boa forma já que faço alguns trabalhos como modelo. 


          É isso! Quem quiser me conhecer melhor, pode me procurar, prometo ser simpática! 

Eu não vim até aqui para desistir agora 
Engenheiros do Hawaii        


                      ________________________________________________________



     Meu nome é Francieli Silvéria Oliveira, entretanto sou popularmente conhecida como “Fran”. Tenho 19 anos e sou do primeiro período de Letras, porém faço algumas cadeiras com o segundo e o terceiro períodos. Escolhi este curso porque adoro línguas em geral, principalmente a Língua Inglesa. 
         Nasci em Caratinga – MG. Para quem não conhece, Caratinga é a cidade de Ziraldo (O menino maluquinho), Marilene Godinho, entre outros.
        No momento, estou inteiramente dedicada à área acadêmica e tenho ainda esperança que este país mude, principalmente a educação.
        E sobre mim, tenho uma imensa dificuldade de me descrever. Desta forma, segue a descrição feita por um grande amigo meu: 

Assustadora inocência

Como uma flor de lótus ela cresce alva sobre a lama.
Caminha com pés de fada sobre cacos de vidro e passeia
por bosques onde todos os frutos estão podres.
Seus olhos parecem apenas refletir a beleza de seu olhar.
... Presa como uma bailarina em um globo de neve e
protegida de toda sujeira que há no mundo.
Ela ainda não sabe, mas o mundo é infinitamente
pior do que pode imaginar.
Às vezes é tão inocente como uma criança brincando
em um parque rodeado por pedófilos, ou um vaga-lume
que brilha só na escuridão.
Ela cresce sadia em mundo doente, porem não cria anticorpos.
É tão limpa e frágil como uma bolha de sabão flutuando no esgoto.
Sua inocência parece bela, mas pode ser trágica.
Sem poder se sujar, suas ilusões serão jogadas ao vento como
numa dança de sete véus.
Suas decepções serão muitas, já que o mundo que vê não é o
mundo que irá viver.

                                                                                 (Anônimo)

                   ________________________________________________________

Perfil

          Olá, galera estudiosa! 
          
      Sou Angela Maria, moro em Cachoeira do Brumado e sou mãe de uma linda menininha chamada Gabriela. Gosto muito de ler, de escrever, de música e sou viciada em ver filmes. Esportes não são o meu forte. Escolhi estar aqui com vocês, no curso de Letras da UFOP porque sempre gostei de português, literatura e inglês. 
          Tenho um ideal: o de ajudar a promover uma mudança positiva na educação. Quero ser uma professora de Português, que ajude os seus alunos a crescerem também como cidadãos.
         Para mim, estar em um curso de letras desse nível é um sonho realizado. Creio que farei valiosas descobertas e aprenderei, antes de tudo, a me inserir de maneira ativa na sociedade. 
       Tive a oportunidade de ser monitora em uma escola estadual. Isso me ajudou a estar mais convicta sobre a minha futura profissão. Sou uma pessoa bem acessível em se tratando de fazer amizade. Minha maior qualidade é saber ouvir. Também sei guardar segredos!
        Espero que nossa convivência seja motivo de crescimento pessoal para mim e para vocês!


                     __________________________________________________________


         É sempre um prazer poder mostrar um pouco do que sou e o que faço, a fim de fazer novas amizades. 
          Eu tenho 17 anos, sou natural da cidade de São Paulo, mas há sete anos que me mudei para a cidade de Mariana-MG, onde vivo com minha família. 
      Foi muito difícil me decidir em relação a qual curso escolher na hora de prestar o vestibular, porém a minha admiração pela literatura me fez escolher o curso de Letras. Confesso que ainda estou me decidindo me descobrindo no curso e como estou sempre aberto a novas experiências, pode ser que ainda mude de opinião.
        Sou apaixonado por cultura e sempre procuro me integrar de forma efetiva a ela, participando de peças teatrais e lendo livros de estilos variados; Escuto todos os estilos musicais, mas penso que musica é poesia e encontro esse relação música/poesia na Música Popular Brasileira.
         Por ser muito eclético, além de fazer o curso de Letras, também faço curso de técnico em Mecânica Industrial. 
           Esse é o meu nome e esse sou eu... 

                                                  CRIATIV
                                                          AMIGÁVEL 
                                                             INTERESSANTE 
                                                         FELI
                                                       EDUCADO 
                                               PRESTATIVO 
                                                           COMPREENSIVO 
                                                            ESPERTO 

         As pessoas têm de mim aquilo que cativam!


                         __________________________________________________________


Me...

Letras, frases, períodos
Textos, livros, diversos
São objetos da nossa comunicação
Instrumentos que registram histórias,
Amores, tragédia, emoção

Algo pelo que me apaixono
A arte da oralidade, da comunicação
De transmitir em palavras o que
Registrado em meu coração está

A hiperatividade é parceira do meu cotidiano
Tocar, estudar, trabalhar, escrever,
Mantendo sempre a agenda lotada
Faz parte dos meus planos

Tenho uma adoração pela natureza
Um tanto quanto peculiar
Adoro o sol, a chuva, a lua, o mar
O vento, o frio
Contribuem para nos meus olhos renovarem o brilho

A paixão pelos meus familiares, já nem preciso citar
Laços eternos nos mantêm unidos
Gosto de todos e amo os amar

Existe um ser Perfeito a quem muito admiro
Acredito nele e no seu gesto sutil
Que deu sua morte por nossas vidas
E através deste gesto até mesmo inimigos ele uniu!

Ás vezes tímida, outras ousada
Adoro fazer novos amigos
Conhecer novas culturas
E para aqueles que me cativam
Não os esqueço, só depois da sepultura.

O amor é o combustível da minha alma
É algo que mantêm viva
Ativa, alegre, humana
E embalada por esta sintonia
Sigo em meu dia-a-dia!


(Rúbia Araújo)
                   __________________________________________________________


        Sou aquele que a princípio fala pouco, mas uma vez imerso no ambiente, se transforma em tagarela. 

Sou apreciador de uma boa leitura, não importando se quem a escreveu viveu há milhares de anos ou é alguém que num dia de inspiração resolveu expressá-la no Facebook. 
Sou um cara que pensa positivo. Acreditar e ter esperança sempre são diferenciais. 
Sou alguém que traça metas, que corre atrás para cumpri-las. 
Sou alguém que gosta de aprender, afinal, que graça teria se já nascêssemos sabendo tudo? 
Sou alguém que respeita, para ser respeitado. 
Sou alguém que ouve, para ser ouvido. 
Sou alguém que ama. 
Sou um curioso. Quero ser poliglota. 
Sou paciente, às vezes irritado. 
Sou quase sempre tranquilo, mas às vezes agitado. 
Sou camarada, às vezes chato. 
Sou fortaleza, por que não? 
Sou ora dúvida, ora resolução. 
Sou um organismo em mutação. 
Sou complexo, mas decifrável. 
Sou original, mas tenho defeitos. Até os melhores são imperfeitos. 
Sou real, e não feito de pano. 
Sou assim. 
Sou humano. 

Nathan Botelho Andrade


                           __________________________________________________________

Perfil


Jacquescigarra, 32 anos,de Ponte Nova MG, instrutor de yôga. Cursando letras na UFOP e autor de um livro de poesias de título "um litro de Letras". Espírito historicamente dividido em milhões de vontades incoerentes, um encantaDDDo pela possibilidade de onipresença trazida pelos avatares (second life, orkut) um espírito de quinto mundo, desassossegado pela sensação de transição que, nunca se materializa. Uma cigarra orgânica de semblante nano eletronicamente profético (um cowboy bebop), louco para cantar em bytes, seu mantra de silicone plásmico. Isso até que seja outra coisa.


                                                                                                                                                                     _________________________________________________
     

     
Sou Ana Carolina, tenho 18 anos e curso o 1º período de Letras. O que mais me caracteriza é o fato de ser movida a música e ter como válvula de escape a escrita. Sou inconstante talvez pelo fato de pensar demais e isso é a minha maior qualidade e, ao mesmo tempo, o meu maior defeito. 

O prazer é meu 

Ora grito 
Ora sufoco a voz 
Ora sou sorriso 
Logo depois me despedaço 
Mas saiba: sou gigante 
- por ser feita de extremos -. 

Se me conhece 
Me apresente a mim 
Pois, juro, me confundo 
(É que às vezes eu não sou).


               ___________________________________________________________




         Olá, meu nome é André. Sou de São Paulo e estou no primeiro período de Letras. Escolhi esse curso porque odeio ler e escrever. Detesto literatura, lingüística. Produção de texto, então, nem se fala. 

        

         Odeio cinema, teatro. Eu gosto de música, mas música ruim, com letras ruins e melodias ruins. 
         O que eu gosto muito é quando eu digo que faço Letras e as pessoas perguntam: “mas você vai fazer o quê, dar aula?” É muito agradável saber como a profissão de professor é valorizada em nosso país. Gratificante mesmo. Bom, é isso, acho que deu pra vocês me conhecerem. Espero que gostem. Tchau.



               ___________________________________________________________ 



Nome: Lidiane Apolinário Nunes
Idade: 24 anos
Naturalidade: Mariana / MG


Um pouco sobre mim: 
Sou estudante do primeiro período de Letras da UFOP. Minha paixão por literatura levou-me a optar pelo curso. Gosto de escrever, mas sinto uma grande dificuldade em expor meus pensamentos, desenvolver textos, principalmente quando o assunto é me descrever. 

Sou uma pessoa sincera, divertida, muitas vezes engraçada. Gosto ouvir músicas e sair com os amigos, adoro viajar.

Amo minha família incondicionalmente, minha razão de viver, e posso dizer que tenho a única e melhor amiga dentro da minha casa, minha “mãe”.

               ___________________________________________________________



          Meu nome é Murilo Araujo Rodrigues, sou natural de Aracaju, estado de Sergipe, e nasci no ano de 1981.
          Fui surfista profissional até os 17 anos de idade, quando ingressei no Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, onde fiquei até os 22 anos. Paralelamente ao serviço militar, cursei a faculdade de Publicidade e Propaganda, na Universidade da Bahia, graduando-me em 2005, e, em 2007, concluí uma Pós Graduação em Design Gráfico na Universidade Tiradentes, em Aracaju. 
         Como filho do Nordeste Brasileiro e arraigado na cultura do Cangaço, sou fascinado pela arte que esta cultura compreende, como a literatura de cordel, as xilogravuras, o forró, o maracatu, o samba de coco e muitas outras manifestações, que só um nordestino pode experimentar. 
          Sempre tento levar aos meus trabalhos, alguns traços da minha cultura, e, estando à frente da Padaria Design, um pequeno estúdio de Design, na cidade de Ouro Preto, exerço a minha paixão pela arte, fazendo arte. Atualmente, estou cursando Letras na Universidade Federal de Ouro Preto, onde busco um maior aprofundamento do conhecimento literário e linguístico, o que pode elevar o meu trabalho a um outro nível.

               ___________________________________________________________


Meu nome é Henrique, tenho vinte e um anos, nasci em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, cidade de aproximadamente seiscentos mil habitantes, de elevada importância econômica para o Estado, renomeada “Califórnia brasileira” pelos investidores financeiros no Brasil, o que para mim significa apenas “ser paulista”.
        Formado em História pelo Centro Universitário Barão de Mauá me orgulho de ter conseguido um diploma em minha cidade natal, cidade esta que também foi espaço para minha formação metalúrgica que como resultado me aproximou da classe operária e das “panfletagens de esquerda”.
Atribuo todas as minhas conquistas acadêmicas, minha sociabilização em Mariana-MG e tudo que me adicione valores à minha juventude operária e minha família.
           Espero e tenho como principal objetivo utilizar (extrair) do curso de Letras a habilidade oral no discurso e a organização de idéias e conceitos políticos criando uma ponte entre os teóricos e o povo, não necessariamente (e isso nunca foi realmente meu objetivo) com o estudante, mas sim com o trabalhador. Infelizmente não simpatizo com este ”ar” de intelectualidade acadêmica, não busco mérito nem status algum nesta área, este é meu maior defeito, não me dou com essa elite... E bem que deveria.

___________________________________________________________