Um show de cultura
A cidade de Mariana inspira nosso intelecto a entrar em conexão com as artes. O fato de a cidade carregar uma forte simbologia histórica, que pode ser notada em cada uma das ruelas sinuosas do seu adorável centro histórico, cria um clima perfeito para o desenvolvimento de ideias criativas a respeito das artes.
Um dos exemplos de pessoas dedicadas às artes na cidade de Mariana é a Cia. Navegantes, muito conhecida na região. Esse grupo trabalha com teatro de marionetes, uma atividade muito impressionante dada a gama de áreas diferentes em que as pessoas podem atuar dentro de um ateliê de marionetes, a saber: a criação, a confecção, a atuação e a manipulação dos bonecos.
O grupo é comandado por Catin Nardi, que, além de diretor, é um dos atores-manipuladores e marionetista do grupo. Nardi é natural de Santa de Fé, na Argentina, e está atuando no Brasil desde 1990.
A Companhia Navegantes tem a sua sede em Mariana desde 2005 e, a partir de então, o grupo vem se dedicando à criação de novos e emocionantes espetáculos. Um deles aconteceu nos dias 17 de agosto a 4 de setembro, na “Quinta Mostra de Teatro de Bonecos”. As apresentações percorreram várias localidades da cidade, como praças, espaços culturais, creches, asilos, bairros da periferia e contaram com a presença de mais de sete mil espectadores. Com uma programação variada, o festival contou também com oficinas, exposições e espetáculos de grupos de teatro de Mariana, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, Caxias do Sul e das cidades de Rosário e Buenos Aires, na Argentina, os quais encantarem o público com um show de talento e magia. “Levamos o teatro de bonecos para quem não tem acesso à programação cultural e à recepção do público nesses lugares foi muito positiva”, comentou Catin Nardi, coordenador Geral da Mostra.
Além desse projeto, o grupo já fez importantes trabalhos para emissoras de TV, como a Rede Globo. Na minissérie ‘’Hoje é Dia de Maria’’, de 2005, havia marionetes em forma de patinhos, que interagiam e participavam de danças interpretadas pela protagonista. Em ‘’Sabor da Paixão’’, de 2002, havia marionetes em forma de lutadores, que fizeram a alegria das crianças durante uma festa de aniversário; e, na abertura da novela “As Filhas da Mãe”, de 2001, o talentoso boneco se apresentava, cantando e dançando ao ritmo da abertura da novela, por meio da qual foi possível reafirmar a qualidade e a estirpe do grupo dirigido por Nardi.
![]() |
Evandro Moreira de Souza |
Dessa forma, a Cia. Navegantes vem encantando diversos públicos por onde passa, despertando magia e fantasia através de suas histórias cheias de aventuras, que prendem nossa atenção do início ao fim. E eles nem pensam em parar por aqui, pois têm trabalhado duro na criação de novos espetáculos, que prometem nos emocionar tão intensamente quanto os primeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu pitaco!