quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Perfil - Turma 2012-2



Meu nome é Alessandra, moro em Ouro Preto, estou no 1º período de Letras UFOP.
Gosto de estar com minha família (minha BASE), meus amigos (estar com eles é muito bom) ir à igreja e ficar sempre em sintonia com Deus...
Adoro ler, ouvir música, assistir filme, viajar, fazer novas amizades, enfim, amo viver e descobrir novas coisas a cada dia...
_________________________________________________________________

Meu nome é Cristiane, sou de Mariana-MG, mas já morei em muitos outros lugares.
Atualmente, estou de volta à cidade de Mariana acerca de um ano. Concluí o Ensino Médio em 2011 e no mês de novembro fiz a prova do Enem. Em julho de 2012 consegui ingressar na Universidade Federal de Ouro Preto, por meio do programa SISU (Sistema de Seleção Unificada).
A princípio, eu não queria cursar Letras, mas como esse está associado ao curso de Jornalismo, curso de minha preferência, pretendo usar os conhecimentos que conseguir adquirir em língua portuguesa como uma base para outras matérias. Contudo, acredito que a minha predileção pelo curso de Jornalismo não irá me impedir de seguir uma carreira em alguma das áreas ligadas ao curso de Letras.
Gosto muito de ler e consequentemente de escrever. Nas horas vagas, costumo ler principalmente notícias. Bom, espero me enquadrar em alguma área, e a habilitação que mais me chama a atenção dentro desse curso é a Licenciatura em Língua Portuguesa.

_________________________________________________________________

Olá, 
     meu nome é Cinara Valentino, tenho 19 anos, sou da cidade de Urucânia em Minas Gerais.
Meu interesse pelo curso surgiu no primeiro ano do Ensino Médio através de uma professora de português e literatura que eu tive. Pretendo me formar e me especializar em Licenciatura em Língua Portuguesa. Quero me dedicar ao curso e contribuir para mudar a realidade da educação no nosso país, mesmo que o faça de forma sutil.
Por fim, deixo uma frase de uma canção da qual gosto muito:
“...temos nosso próprio tempo (...) somos tão jovens...” 
(Legião Urbana)
_________________________________________________________________

Sou Danúsia, capricorniana, interiorana, mineirinha nata. Difícil falar de si mesmo, mas digo que minha maior qualidade é também o meu maior defeito!


Ser sincera num mundo falso não é nada fácil. Mesmo assim, prezo e luto pela verdade. Ou então, quando a verdade não é bem vinda, deixo o silêncio como resposta. Sou romântica. Gosto de escrever declarações, mandar cartinhas, bilhetinhos... Também gosto de escrever sobre as desilusões da vida. E elas são muitas. Fazem parte da nossa vida desde o dia em que nascemos e vão nos acompanhar até o nosso último dia. Mas são elas que nos dão força e nos impulsionam para lutar sempre pela felicidade e pelo bem.
Gosto do mundo virtual. Mas não abro mão do papel e caneta na hora de escrever. Sou caseira e bem apegada à família. Amo minha família. Gosto de músicas, de viajar, de dormir, de comer... de macarrão, de chocolates! Ahhh o chocolate!!! Gosto também dos animais de estimação, especialmente os cachorros e gatos. E tenho verdadeira loucura com a fotografia.
O curso de Letras entrou em minha vida para suprir uma dificuldade com as línguas. Acho bonito o português bem escrito e me empenho ao máximo para usá-lo da melhor maneira possível. Quando é para escrever sobre algo de que gosto, o trabalho rende, mas quando o assunto não me agrada, não sai nada.
Espero estar cada dia melhor preparada para todos os tipos de trabalhos e textos.
_________________________________________________________________

Meu nome é Eleni, mas podem me chamar de Lil. Sou proveniente de São Paulo capital. Trabalhei por alguns anos em uma ONG, na qual me formei em Pedagogia Waldorf e tive contato vasto com culturas diversas.
Sou amante da Música, Arte, caligrafia artística, filosofia , antropologia, pedagogia e outras áreas do conhecimento. Gosto de estudar línguas estrangeiras como o alemão, espanhol, inglês e a mais apaixonante para mim, o italiano.
Fiz variados trabalhados em São Paulo na área da Educação (orientação) para comunidades carentes. Transitei por um bom tempo pela área da primeira infância, participando de seminários nacionais e internacionais e mesas redondas. Interesso-me também por trabalhos científicos. Em São Paulo, sempre assistia a defesas de Mestrado, Doutorado e Livre Docência na USP.
Meu caminho com Letras é longo. Apaixonei-me pela literatura através de um professor (Hélio) de uma escola pública, onde tive toda a minha formação no Ensino Fundamental e Médio. Fui voluntária em uma biblioteca onde ficou arraigado em mim o gosto pelas palavras. Este ano, tentaria pela segunda vez a USP, mas a vida me trouxe novamente para Minas Gerais. 
Estou atualmente no primeiro período de Letras na UFOP. Minhas expectativas quanto ao curso são várias, porém um dos objetivos que me trouxe para cá é fazer Licenciatura para futuramente lecionar, pois sempre acreditei que a educação deste país pode ser melhorada de alguma forma. A educação pode vir a formar cidadãos críticos e conscientes de suas ações na sociedade.
_________________________________________________________________

Meu nome é Eloisio, tenho 25 anos e sou um legítimo aquariano: falo muito. Adoro conhecer novas pessoas e sou um bom amigo. Sinceridade é minha maior qualidade e sinceridade excessiva é meu maior defeito. 
Sou natural da cidade de Ponte Nova e tenho como cidade do coração Acaiaca/MG. Tenho duas irmãs mais velhas, ou seja, sou o caçulinha da família. 
Sou graduado em enfermagem e apaixonado pela área de geriatria/gerontologia. Atualmente, trabalho no Hospital Monsenhor Horta como auditor e no controle de infecção hospitalar. Durante meu tempo de folga (algo raro), gosto de ler bons livros e estar com minha família. Apesar de ser estranho um enfermeiro estar fazendo Letras, sempre tive curiosidade por essa área. Temos autores maravilhosos, livros maravilhosos e uma cultura riquíssima. Acho que o curso abrirá caminhos maravilhosos em minha vida. 
Conhecimento é sempre bom e espero aprender muito. Enfim, vamos ver o que vai dar essa nova aventura...
_________________________________________________________________

Meu nome é Giovani, tenho 20 anos e sou natural de Divinópolis.
Decidi optar pelo curso de Letras, esperando que este seja um curso que me trará conhecimento literário, humano e profissional. Sou apaixonado por livros e textos. Meu real objetivo é trabalhar com inglês, pois é uma área da qual gosto muito. Tive várias oportunidades de seguir outros cursos, mas meu “eu interior ou lírico” - não sei bem - reverberava e protestava que não haveria outro caminho a seguir, a não ser, o que hoje começo a trilhar.
Já fiz, nesse pequeno espaço de tempo morando em Mariana, algumas descobertas. Já
“quebrei” alguns paradigmas que permeavam minha mente há muito tempo e vi alguns estereótipos caírem lindamente diante dos meus olhos. Como o fato de que não existem verdades absolutas, por exemplo.
Não gosto muito de definições, pois elas não deixam espaço para outros pontos de vista
e argumentação. Mas, enfim,... é o que tentei fazer. Pretendo tirar o máximo de proveito dessa fase de transição de minha vida.
E que venham novas descobertas!

_________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu pitaco!